Sampaio, já há alguns anos, que não celebrava as Festas em honra de Nossa Senhora da Rosa, mas depois de se celebrar a festa de Maio voltou-se a apanhar animo e vontade de se celebrar também a "Festa Grande", como se costuma dizer em Sampaio. Este ano apanhou também o mês de Julho, realizando-se então no 31 de Julho e 1 de Agosto.
No dia 31 de Julho (Sábado), desloquei-me então a Sampaio para o arraial, que esteve a cargo do Grupo Musical “J.F.”. Quando cheguei ao Largo da Fonte (agora, Largo do Sr.º Reitor de Sampaio), eram já 23:00 horas, já estava então a actuar o Grupo "J.F." e já se davam alguns pezinhos de dança.
Havia bastante gente, quer habitantes da aldeia, quer pessoas de outras localidades, havia também bastantes emigrantes, pois nesta altura do ano os nossos emigrantes regressam a sua terra natal, para matar saudades. Mas apesar de haver um número considerável de pessoas, já não é como noutros tempos, em que as ruas estavam repletas de carros, será pelo facto de não se realizar a festa já há alguns anos e não houvesse conhecimento de tal acontecimento, ou por que havia outras festas no mesmo dia?!
Era já 1:00 hora da manhã, quando abandonei o largo, mas ainda havia algumas pessoas e claro ainda havia aqueles que davam uns passos de dança.
Mas o dia principal seria dia 1 de Agosto (Domingo), havendo a Missa Solene a Nossa Senhora da Rosa, seguida de Procissão. Deste dia falarei a seguir na próxima postagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário