segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festa em honra de N.ª S.ª da Rosa (1)

Sampaio, já há alguns anos, que não celebrava as Festas em honra de Nossa Senhora da Rosa, mas depois de se celebrar a festa de Maio voltou-se a apanhar animo e vontade de se celebrar também a "Festa Grande", como se costuma dizer em Sampaio. Este ano apanhou também o mês de Julho, realizando-se então no 31 de Julho e 1 de Agosto.

No dia 31 de Julho (Sábado), desloquei-me então a Sampaio para o arraial, que esteve a cargo do Grupo Musical “J.F.”. Quando cheguei ao Largo da Fonte (agora, Largo do Sr.º Reitor de Sampaio), eram já 23:00 horas, já estava então a actuar o Grupo "J.F." e já se davam alguns pezinhos de dança.

Havia bastante gente, quer habitantes da aldeia, quer pessoas de outras localidades, havia também bastantes emigrantes, pois nesta altura do ano os nossos emigrantes regressam a sua terra natal, para matar saudades. Mas apesar de haver um número considerável de pessoas, já não é como noutros tempos, em que as ruas estavam repletas de carros, será pelo facto de não se realizar a festa já há alguns anos e não houvesse conhecimento de tal acontecimento, ou por que havia outras festas no mesmo dia?!
Era já 1:00 hora da manhã, quando abandonei o largo, mas ainda havia algumas pessoas e claro ainda havia aqueles que davam uns passos de dança.
Mas o dia principal seria dia 1 de Agosto (Domingo), havendo a Missa Solene a Nossa Senhora da Rosa, seguida de Procissão. Deste dia falarei a seguir na próxima postagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário