quarta-feira, 19 de maio de 2010

1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio e Festa de N.ª Sr.ª da Rosa ( O Filme)

Para complementar a postagem Sampaio - O Dia da Festa de N.ª Sr.ª da Rosa e 1.º Centenário do Sr.º Reitor de Sampaio , ficam aqui algumas partes (excertos) do filme que realizei e passei para DVD, com todos os momentos das comemorações e da festa. Filme este que passou no dia 9 e 16 de Maio na Junta de Freguesia de Sampaio, juntamente com a Exposição de Fotografia "Uma Cruz em Sampaio". Este primeiro vídeo, mostra o início do filme que começa por se ver a Santa Cruz com a aldeia de Sampaio lá ao fundo, seguindo-se o início das comemorações com o desfile da Banda de Música de Vila Flor pelas ruas de Sampaio. Depois já no Largo da Fonte, agora Largo do Sr.º Reitor de Sampaio dirigiu-se aos presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Sampaio, abrindo assim as comemorações.

A 2.ª parte do filme não publicada aqui no blogue, refere-se à conferência pelo Pe. Joaquim Leite, referenciando a Vida e Obra do Sr.º Reitor, não deixando também de fazer referência à obra deixada pelo S.º Reitor: a Santa Cruz, que foi mandada colocar no monte de S. Pedro ou monte dos Mouros entre 130 a 150 anos.

A 3.ª parte do filme, também não mostrada aqui no blogue, refere-se a intervenção por parte do Sr.º Presidente da Câmara Municipal (Dr.º Artur Pimentel), dirigiu-se aos presentes agradecendo a sua presença e referindo-se as obras que estão previstas realizarem-se no monte da Santa Cruz, conservando/preservando a Cruz actual ou então substituindo a actual por uma outra cruz, mas mantendo no local a que o Sr.º Reitor ali mandou colocar. Referiu-se ainda às obras a realizar na capela de N.ª Sr.ª Rosa à beira da ribeira da Vilariça. No final da sua intervenção convidou os familiares do Sr. Reitor para o descerramento da Lápide Comemorativa.

A 4.ª parte do filme, refere-se ao descerramento da Lápide comemorativa por parte do Sr.º Presidente da Câmara e familiares do Sr.º Reitor, acto este aplaudido por todos os presentes. Com o descerramento desta lápide o Largo da Fonte, passou a chamar-se Largo do Sr.ª Reitor de Sampaio. Também junto à Lápide encontrava-se a minha Exposição de Fotografia “Uma Cruz em Sampaio, sendo observada e admirada por pessoas da aldeia e visitantes, não deixando de me dar os parabéns pelo trabalho mostrado.

Também o Grupo Coral de Vila Flor e Sampaio, teve um papel importante com os seus cânticos a N.ª Sr.ª da Rosa.

Depois do descerramento da Lápide, deu-se início à Missa, seguida da procissão pelas ruas da aldeia, acompanhada pela Banda de Música de Vila Flor, onde estiveram presentes os andores de N.ª Sr.ª da Rosa (o principal, uma vez que era a festa em honra de N.ª Sr.ª da Rosa), o de St.º André (Padroeiro de Sampaio), o do Menino Jesus e o de N.ª Sr.ª de Fátima. Depois de percorridas as ruas da aldeia regressaram à Igreja Matriz, terminando com a actuação da Banda de Música em frente à Igreja. Estes momentos da missa e da procissão não se encontram aqui expostos no blogue mas fazem parte do filme.

A noite foi abrilhantada com a música de Bruno Cordeiro, onde não estive presente. Mas o filme termina com este último vídeo, onde se pode ver a actuação dos “Onda Norte” no Sábado à noite, onde não faltou um pezinho de dança. mas para terminar nada melhor do que com fogo de artifício.

NOTA: Todos os momentos desde o início das comemorações até ao final da festa, inclusive sábado à noite, foram filmados por mim e gravados em DVD, com duração de 2:30 horas. Caso haja alguém interessado no filme é favor entrar em contacto comigo pessoalmente ou então para jorge_delfim@clix.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário